10 janeiro 2009

Direito de se defender?


Amigo leitor. Imagine a seguinte situação: Um adulto vêm pela rua, caminhando, sem importunar ninguém. Em determinado ponto ele passa por um terreno baldio onde dez meninos mal vestidos, sujos e visivelmente desnutridos, brincam em meio ao entulho acumulado. O homem pára, observa e segue em frente. Mas quatro desses meninos não gostam do "olhar" do homem pára eles, e decidem atirar-lhe pedras. São pedras pequenas e algumas passam perto, outras acabam por acertá-lo. O homem irritado, e tomado pela fúria, saca de sua arma, que os meninos até desconfiavam estar com ele, dada a periculosidade do bairro, mas não contavam com essa reação. Assustados os meninos aumentam o volume de arremesso de pedras e dois dos outros meninos,desesperados e que não haviam atirado pedra alguma, começam a atirar também. O homem furioso descarrega a arma contra todos, mata oito dos dez meninos, os outros dois ficam seriamente feridos. Se você acha a atitude do homem, em sua intensidade de reação, correta, então você concorda que o que Israel está fazendo contra os Palestinos seja o exercício do "Direito de se Defender". Porém, se você considera a reação do homem desmedida, então você sabe que o que Israel está fazendo contra os Palestinos, só tem um nome: Massacre!
Há outra foto que eu ia utilizar para ilustrar o post acima, porém ela é muito forte, mas queria usá-la, pois não há como esconder a verdade sobre a desproporção e crueldade do que ocorre hoje em Gaza. Bom, aos que tem estômago forte CLIQUE AQUI.

Um comentário:

Reinaldo disse...

Rodson, o texto está bom. É quase impossível encontrar uma metafora que expresse corretamente a desproporção de forças entre Israel e Palestino, e a injustiça da agressão