19 janeiro 2010

Reality Show é Assim

A dona Globo chama de "novela das oito" a novela que começa às nove e quer chamar de Reality Show um enlatado estrangeiro que nem de longe tem algo de reality, a não ser a realidade da futilidade de seus participantes. Pois bem, como muitos conhecidos meus ficaram "chateados" com meus comentários ásperos ao programa, resolvi dar aos que dizem "não haver nada de bom na TV" por isso assistem àquilo, umas dicas de programas que são bem mais "reality". No canal Multishow, que pertence à própria Globo (ou seja, ela se faz de boba, mas sabe que pode fazer programas de qualidade e ter audiência), há alguns exemplos, como o Batom e Parafina que mostra o cotidiano de uma surfista profissional que estuda jornalismo ao mesmo tempo que tem uma carreira de modelo e de sua dificuldade para lidar com todas essas atividades. Outro programa muito interessante, e esse mostra uma realidade mais dura, é o Conexões Urbanas, nele são discutidas dificuldades e realizações de projetos sociais que tentam quebrar as divisões entre ricos e pobres, brancos e negros, mostrando as mais diversas opiniões sobre o assunto. Outro muito legal e também mais na linha do primeiro, ou seja, mais light mas nem por isso menos reality, é o Sem Destino que mostra as aventuras de três lindas jovens que se atiram em cima de uma bike por esse Brasil afora. E é justamente dessa última dica o vídeo abaixo, onde as meninas pegam ondas na Praia do Amor na cidade de Tibau do Sul-RN.

Lógico, poucas pessoas também podem largar tudo e ir sair por aí em cima de bike a passear pelo Brasil, quer dizer, se você quiser mesmo nada te impede. Mas o que é legal nesses programas é que as personagens interagem com outras pessoas, há um mínimo de real interatividade e as pessoas se manifestam dentro de sua normalidade como no caso do vídeo onde o menino mostrou que sabia surfar. Isso sim é "Reality Show", isso sim é programa pra fazer pensar e não só pra ficarmos ali esperando que alguém faça alguma baixaria ou puxe o tapete do outro... depois não reclamemos da sociedade que estamos vivendo. Esses programas são todos do Grupo Globo e poderiam perfeitamente serem adaptados num formato mais comercial, já que o único interesse da Globo é atingir um índice alto no Ibope e, assim, vender os espaços nos intervalos por um preço absurdo. Reflita sobre isso e procure uma programação de TV mais adequada e que poupe seu cérebro da fuga diária de neurônios.

Um comentário:

Sotnas disse...

Olá Rdson, boa tarde.
Parabéns cara pelos artigos escritos no seu blog, principalmente os que li, sobre a lipo e as pirações, sobre os reality shows do cartel da globo, o filme avatar e a verdadeira mensagem da história, muito bom mesmo, eu sabia que há muito mais pessoas feito você, que feito eu não somos considerados normais. No meu caso eu pouco me importo, pois não quero ser um igual, ou mesmo normal feito muitos alienados pelo sistema, grande abraço e até outro dia!