03 janeiro 2010

2010: A escolha é nossa

Que distância o separa da serenidade, paz de espírito, satisfação e energia positiva? Qual espelho mais próximo de você? É cara, vamos parar de esperar que os outros, ou algo, ou coisas, como o dinheiro por exemplo, sejam desculpas para estarmos sempre "procurando", "buscando", "lutando", não, não usemos essas coisas como desculpas pois a busca se encerra em nós mesmos, a tal "felicidade" está aqui conosco, toda solução em nossos braços. Ou buscamos dentro de nós ou não acharemos nada em outro lugar... ah sim, lugares, como o do vídeo abaixo, são auxiliares nessa busca interior, isso sim justifica uma busca, uma procura exterior: buscar o local ideal para refletir consigo mesmo onde dentro de você está escondida a serenidade para aceitar as dificuldades da vida e onde podemos guardar dentro de nós as amarguras por que passamos e qual energia usaremos para andarmos de cabeça erguida adiante.
Quem lê meu blog desde o início já percebeu minha admiração pelos surfistas e isso ocorre por uma simples razão: Num mundo tão "intelectualizado" como o nosso, equilibrar seu corpo sobre um bloco de poliuretano e deslizar por ondas parece algo primitivo, algo que não exige nenhuma "inteligência" ou "habilidade intelectual". Mas pra que diabos estamos aqui? Pra ficar filosofando, interpretando, inquirindo? Aonde nos leva tanto conhecimento acumulado por séculos de "intelectualidade humana"? Oh sim, a inteligência trouxe grandes utilidades ao homem, como raios eu estaria aqui escrevendo para pessoas do outro lado do mundo poderem ler? Mas como com tanto conhecimento, tantas culturas, tanto discernimento não nos é suficiente para chegarmos a uma solução à degradação que impomos ao planeta, colocando-nos, todos, a mercê de um colapso nos recursos naturais e arriscando milhões de vidas nos próximos anos? Será que nossa "inteligência" nos levou às escolhas certas? Construir comunidades sobre montanhas, edificar cidades no litoral, destruir matas para obtermos materiais para nosso "conforto", conforto que a mesma Natureza, a qual degradamos há séculos, consegue destruir em segundos. Que escolhas fizemos antes, que não conseguiram levar em consideração a boa convivência com o Planeta? Bom, assista o vídeo e guarde-o em sua memória, busque-o dela quando estiver preso em um congestionamento, olhe ao redor e veja "todo o conforto que nossa intelectualidade" nos proporcionou e pense onde você gostaria de estar nesse momento.

Referências do vídeo: Devon Holloway (surfista estadunidense); Música "Your Heart" de Donavon Frankenreiter; Vídeo em MP4 disponível no site: Jetty Girl.

Nenhum comentário: